Associação Brasileira da Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio de Janeiro

Especialistas se encontraram no Rio de Janeiro Imprimir E-mail

Foi um grande sucesso o 1º Seminário Internacional sobre Sustentabilidade em Estações de Tratamento de Esgotos realizado pela Câmara Temática de Tratamento de Esgotos com o apoio da seccional local ABES Rio. O evento juntou nos dias 01 e 02 de Junho mais de 200 profissionais de todo o país nos salões do hotel JW Marriott em Copacabana no Rio de Janeiro.

As maiores preocupações atuais em termo de sustentabilidade em estações de tratamento de esgoto foram abordadas tais como: controle, captação e uso eficiente das emissões atmosféricas que tem impacto sobre o efeito estufa, controle sobre a geração e disposição de resíduos, busca de novas formas de cogeração e aumento de eficiência energética. Sob o enfoque de responsabilidade para com o meio ambiente e uma destinação adequada para os resíduos gerados durante o processo de tratamento de esgotos, assuntos como o lodo e os problemas de sua disposição em aterros cada vez mais restritos e de alto custo operacional e a minimização da emissão de gases de efeito estufa foram recorrentes.

Os mais de vinte palestrantes, sendo diversos estrangeiros vindos do México, EUA e Alemanha, apresentaram diferentes abordagens sobre a sustentabilidade em ETEs, como tecnologias modernas e inovadoras no processo de tratamento de lodos de experiências recentes, discussão da legislação aplicada à necessidade de novas formas de contratação, com o conhecimento das experiências e casos positivos onde já se aplicam estas práticas de forma consolidada e apresentação de pesquisas e de casos bem sucedidos.

No coquetel de confraternização os especialistas puderam trocar experiências e informações com a linda vista da praia de Copacabana ao fundo.

Certamente o 1º Seminário Internacional sobre Sustentabilidade em Estações de Tratamento de Esgotos, contribuiu para o aprimoramento do conhecimento científico e para o desenvolvimento da questão do tratamento, destino final e aproveitamento do lodo e do biogás através de processos energeticamente sustentáveis, para nosso país.

Informações:

Os interessados em obter as palestras em CD apresentadas no Seminário devem entrar em contato com a ABES RIO no email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou por tel 21- 2262-3602

 

Fotos:

 

Comunicados


Av. Beira Mar, 216 / 1103 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP 20021-060


diretoria@abesrio.org.br
Tel.: (21) 2262-3602

Produzido por BELFORDDESIGN